29 de novembro de 2012

Freud ia adorar-me.

Tenho sonhos muito estranhos. E sonho muito. Sonho praticamente todas as noites. Às vezes, acordo cansada de sonhar.

1. Sonhar que o meu pai morre. Este é recorrente. É raro passar um mês sem que tenha este sonho

2. Na véspera de um exame prático no 5º ano da faculdade, sonhei que o exame era uma espécie de Jogos sem Fronteiras. Nós, alunos, estávamos todos vestidos com fatos de licra justinhos de cores variadas, tinha a música de abertura tananananananaaan-etc, era o Eládio Clímaco que apresentava - E agora, concorrente nº 5, Cat, vai descrever esta radiografia de tórax! e a rtp transmitia em directo para o país. Eu não conseguia descrever a radiografia, o tempo chegava ao fim, apitavam e eu sofria uma humilhação em horário nobre

3. O exame de acesso à especialidade foi uma vasta fonte de sonhos/pesadelos. Sonhava que chegava ao exame e as folhas estavam todas pretas do início ao fim. Sonhei que a caneta me rebentava nas mãos, sujava o exame todo e eu não conseguia ler as perguntas e não me davam um exame novo. Sonhei que ia a correr para o exame porque já estava atrasada mas nunca saía do mesmo sítio.

4. Sonhei que ia casar mas só tinha sido informada no próprio dia. A única loja que ficava a caminho do casamento era a Pull e então era lá que eu tinha de comprar o vestido. O melhor trapinho que encontrava era um vestido de ganga super piroso a 19.99 euros e era assim que me casava.

5. Sonhei que os meus irmãos em vez de terem nascido com 2 anos de diferença, nasciam gémeos siameses e partilhavam a mesma cabeça.

6. Sonhar que me caem os dentes todos. Este sonho também é recorrente. A primeira coisa que faço quando acordo é correr para um espelho para me certificar que tenho os dentinhos todos no sítio que lhes compete.

7. Sonhei que dois ex-namorados meus começavam a namorar um com o outro.

Estes são só alguns, há bem mais. 
E a sensação de, no dia-a-dia, pensar numa coisa e não ter a certeza se aconteceu ou se sonhámos, sabem? Grrrr. 

28 comentários:

Carolina disse...

Afinal há alguém com sonhos bem mais estranhos que os meus. Cat, Freud ia mesmo gostar ;)

Sonhadora disse...

Ui grande Cat! Isto é que é uma trabalheira, Imagino que acordarás exausta! Ufa! eu só de ler fiquei ...

Lady Me disse...

Podemos formar um grupo. Ainda esta noite sonhei que estava a grelhar uma carne que não consigo decifrar, depois o chão cá de casa estava repleto de pratos sujos e eu só me ria a dizer "ahahah, sou mesmo uma trapalhona, ahahahah" e depois o vidro da porta que divide a cozinha do resto da casa começou a partir e eu ria-me ainda mais. -.-'

Anne Crystal disse...

Em 2005 quando estava de férias no Algarve também sonhei que o meu irmão mais novo tinha caído à Ria aqui em Aveiro e tinha morrida, e eu tentei mas não tinha conseguido tirá-lo da água. Acorei a meio da noite e fui a correr para o quarto dos meus pais ver se estava tudo bem (na altura ele tinha 2 anos e meio). A minha mãe disse-me que sonhar que alguém morre é dar-lhe mais anos de vida (para quem acredita é claro). Mas acho que é impossível não ficar preocupada quando sonho algo assim. Também já sonhei em ocasiões diferentes que o pai e a mãe do meu namorado tinham morrido, e assim que acordei tive de lhe perguntar se estava tudo bem.
Também sonho algumas vezes que os meus dentes começam a abanar e caiem todos. Mas dos sonhos que tinha várias vezes (agora já não tenho há alguns anos, felizmente) e que mais impressão me fazia, era quando sonhava que saía de casa e quando chegava à escola apercebia-me que estava sem calças ou saia e sem cuecas. É uma sensação de aflição, fogo!

GATA disse...

Eu também sonho muito, aliás, tive que mudar uma certa medicação, porque tinha 'overdoses' de sonhos (eu tenho hiper-actividade cerebral, e quase me saía fumo pelas orelhas e pelo nariz!). E também tenho um sonho recorrente (há mais de 10 anos): que morro num violento acidente de carro. Nunca fiz psicanálise mas gostava de fazer.

Cat disse...

Carolina, pois, parece que sim x)

Sonhadora, acordo! Quando tenho sonhos aflitivos até acordo com a sensação de que o sono não foi reparador.

Lady Me, isso é completamente estapafúrdio! xD

Anne Crystal, é o que diz a "sabedoria" popular, também já tinha ouvido. Se fosse esse o caso já tinha dado décadas e décadas e décadas de vida ao meu pai. Também costumas ter o "meu" sonho dos dentes? OMG!

GATA, ai eu cá não gostava, não dou um valor exagerado ao que sonho até porque na maioria das vezes são uma mistura de uma preocupação real do dia-a-dia que está a gerar ansiedade com elementos completamente absurdos e surreais. Esse sonho também é mau!

Unknown disse...

Eu sonho várias vezes com mortes de alguém que me é próximo. Parte ainda mais weird: a minha mãe diz que é sinal de saúde para essas pessoas.

Jedi Master Atomic disse...

LOOOOOOOOOOOOOL

Cansada de sonhar é muito bom, é uma contradição, mas é muito bom :P

M.R disse...

Sonhar que caem os dentes todos é muito recorrente!

Raquel A. disse...

Olha, não sei o que diria o Freud, mas eu adorei! Ri-me perdidamente a ler o post. Nem sei de qual gostei mais, se foi dos jogos sem fronteiras ou dos irmãos siameses. Eu sou uma pessoa muito boring... Não tenho sonhos assim. :)

Bjs

i. disse...

Ahahah, o do vestido de casamento teve muiiita piada! Também tenho sonhos estranhos, em que associo coisas que não têm ligação nenhuma.. Eu não acredito muito nestas coisas, mas dizem que sonhar que uma pessoa morre é sinal que essa pessoa tem muitos anos de vida. Eu acho que é mais o nosso medo, mas pronto :p

Imperatriz Sissi disse...

Ando há algum tempo para escrever algo sobre os meus sonhos, que são de tal ordem - e recorrentes - que um amigo psicólogo já me andou a engraxar para um estudo...
Ainda bem que não sou só eu! Será que sou como a Gata escreveu acima, com hiper actividade cerebral?

Cat disse...

Ana Rita Antunes, é o que dizem, sim. Eu acho - como comentaram abaixo - que representa sim os nossos maiores receios.

Jedi Master Atomic, acho que não é uma contradição, isso era se fosse cansada de dormir ;)

M.R., tu também? *.*

Raquel A., o que eu gosto mais - depois de ter passado no exame! - é o do Jogos sem Fronteiras. Foi um sonho do qual me lembrava ao pormenor quando acordei. E que já contei a imensas pessoas xD

i., eu também voto mais na 2ª teoria.. ;)

Imperatriz Sissi, hiperactividade cerebral não sei. Imaginação fértil, pelo menos, temos x)

S* disse...

Ai credo. Sonhar com isso uma vez já é mau, várias vezes é medonho.

Clairvoyant disse...

Freud explica, mas talvez não queiras escutar as explicações. Se te deixas impressionar com isso de que falas, NÃo leias os trabalhos dele, porque vais ter novas razões para ter pesadelos. Escabroso é pouco para descrever alguns lunáticos que ele estudou.

Agnes disse...

Ahahaha, a melhor é a dos jogos sem fronteiras, do que tu te foste lembrar (eu adorava ver isso quando era pequena!). Em geral não me lembro dos meus sonhos, acho que o Freud não ia querer ser meu amigo :(

early bird disse...

Eu sonho tantas vezes que me caem os dentes todos!!! para aí 2/3 vezes por ano... já há há muitos anos. é assustador, sempre.

quanto ao sonho 7... só posso dizer que tens uma twisted mind :P

Joana | My Pretty Mess disse...

Eu posso dizer o mesmo que tu. Sonho muito, e muitas vezes lembro-me desses sonhos. Já tive sonhos igualmente esquisitos. E até já sonhei com coisas que vieram mais tarde a acontecer de uma maneira diferente, é claro. Nada vidente eu tenho lol Usaria isso em exames, certamente.
Sonho também muitas vezes com dentes a cair. Há quem diga que simboliza a morte, mas a meu ver não confere até então. Antes de tirar a carta sonhava que conduzia um jipe e de repente estava num deserto e não havia estrada, tanta coisa caricata.

Sapa Xixi disse...

uuuuuuui! que medo de sonhos!

Cat disse...

S*, é mesmo!

Clairvoyant, já li algumas coisas. Aliás, estudei um bocadinho Freud. Mas acho que não estou muito interessada em aprofundar isto, não.

Agnes, eu não me lembro de todos. Txi os JSF eram espectaculares! :D

girl in motion, tu também?! Já viste o número de pessoas que já comentou também sonhar com isso? *.* Não tenho, não, eu não controlo o que a minha mente cria em sonhos! :P

ʝoana, acho que nunca sonhei com uma coisa que viesse a acontecer! Não é assustador? Ora bem, se sonho com uma coisa que simboliza a morte e com outra que dá anos de vida, isso significa o quê? Que, no fim de contas, um anula o efeito do outro e ficamos na mesma?

м disse...

são sonhos mesmo estranhos!

C. disse...

eu não sou muito assim. ou se sou nãoo me lembro LOL

Jo disse...

Oh rapariga, ainda achava eu que tinha sonhos esquisitos... bates-me aos pontos!! ;) E sim, é terrível essa sensação de confundir os sonhos com a realidade!

Richter disse...

ahahahah adorei Cat :P ainda achava eu que tinha sonhos estranhos xD

Chic Maria disse...

Eu tenho na minha gaveta da mesa de cabeceira um livro com o significado dos sonhos que consulto sempre que sonho com algo.
Todos sonhamos e muito, mas nem todos nos lembramos assim tanto. Comigo passam-se dias sem me lembras dos sonhos! :D

Tons Neutros disse...

O pior dos sonhos é quando não temos a certeza se uma determinada situação aconteceu se foi sonho!

Carla Brito disse...

És um belo caso de estudo!

David disse...

a rosa cueca é brilhante a interpretar sonhos, até pensei que era psicanalista