23 de março de 2011

É irritante ver as pessoas a queixar-se a toda a hora por vício. E por ignorância.

O Serviço Nacional de Saúde é uma porcaria, é o que se diz. Ele é porque há pessoas sem médicos de família, porque há Urgências a fechar, porque as mulheres têm de ir parir a não sei quantos quilómetros, porque há listas de espera de cirurgia, porque tinha consulta às 10 e só fui visto às 11h. É mandar um bitaite novo ou escolher um destes da lista.

Amiguinhos, o nosso Serviço Nacional de Saúde é espectacular. Longe de ser perfeito, sim, é bom pra xuxu, que é pra não dizer que é bom pra uma-asneira-feia-que-começa-por-c! Ainda por cima pra nós!, pobres e pequenos. 

Há países muito desenvolvidos onde pessoas morrem de cancro por não ter dinheiro para pagar o tratamento. Onde pessoas vendem casas e ficam a morar em roulottes para ter dinheiro e não morrer de cancro. Onde não há isenções na saúde infantil ou no planeamento familiar. Onde não há cá citologias ao colo do útero que custam quase 50 euros de borla nos Centros de Saúde. Nem pílulas grátis. Nem medicamentos da tuberculose grátis Países onde doentes crónicos como os diabéticos têm um racionamento de quatro consultas por ano, para gerirem como quiserem. Onde mal um doente tenha alta é posto na rua. Mesmo que vá dormir pra um banco de jardim, who cares?. Onde os fumadores, pelo facto de o serem, não têm direito a uma consulta de Pneumologia num hospital público. 

Claro que depois temos o extremo: idiotas que vão às 3 da manhã a uma urgência hospitalar por causa dum pêlo encravado ou duma queixa que já tenho isto há 2 anos mas hoje vinha a passar aqui perto e como o parque era grátis!... sem ter noção de quanto é que a estupidez humana custa ao país.

36 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

Eu não diria que o SNS é uma porcaria. Diria que é mal gerido e estruturado. Poderia ser muito mais eficiente.

GATA disse...

CONCORDO!

As frases "Há países muito desenvolvidos onde pessoas morrem de cancro por não ter dinheiro para pagar o tratamento. Onde pessoas vendem casas e ficam a morar em roulottes para ter dinheiro e não morrer de cancro", aplicam-se aos EUA!

Por exemplo, o nosso pobre IPO (a precisar de obras, pelo menos o centro de Lisboa) é muito melhor que o famoso Centro Oncológico de Houston!

Eu tive apenas razão de queixa de uma médica de um hospital público, mas também levou logo uma unhada na testa, que com uma gata doente não se brinca!

teardrop disse...

Como profissional de saúde e utente do SNS subscrevo inteiramente aquilo que escreveste!

esquilinho disse...

Pois é, mas também há países onde tens tudo isso sem teres de estar meses à espera de consultas e operações, onde só pagas os medicamentos até atingires uma despesa de 80 euros e a partir daí TODOS são à borla.
Desculpa lá, mas esse é o típico discurso do português coitadinho, que perante uma qualquer desgraça diz sempre "Ah, mas podia ser bem pior!"
Não é a olhar para os maus que andamos para a frente, é a olhar para os bons!
E custa saber que o dinheiro dos impostos que pagamos, e que não é pouco, não nos dá sequer direito a ter uma consulta de especialidade a tempo e horas.
Mas não estou a pôr em causa a competência e dedicação de quem trabalha no SNS. Isto tem só a ver más políticas e má gestão (como já foi dito).

esquilinho disse...

AHAHAH! Só agora reparei que este blog está muito bem frequentado: ele é gatos, ele é esquilos,... ;)

Menina do Vestido Verde disse...

Ou vão às 3 da manhã à urgência para nos dizerem que não conseguem arrotar há 15 dias. Concordo plenamente com o teu post.

B. disse...

Concordo que o Sistema em si é bom, mas a gestão e o funcionamento do mesmo, nem sempre. Falo-te por experiência própria, de alguém a quem já aconteceu muita coisa menos "normal" e que não vou contar aqui porque não interessa nem ao menino jesus. Mas também tenho coisas boas a apontar e posso dizer-te que gosto muito da minha médica de família.

Me disse...

Subscrevo a totalidade do que escreveste! MESMO!

Bisouxxx

Reese disse...

Não podia concordar mais. Olha, eu nunca tinha tido nenhum experiência no SNS porque nunca tinha precisado. Logo, não tinha uma opinião formada mas acreditava quando as pessoas diziam que é uma porcaria. Mas no ano passado, aconteceu-me uma daquelas que nunca pensamos que nos vai acontecer, pensamos sempre que só acontece aos outros. Acontece que a minha mãe tem uma doença, uma doença rara e grave e por isso agora somos "clientes" assíduas do SNS (cheguei de lá agora) e digo-te, muito me surpreendeu!

Não tenho uma única razão de queixa, temos sido muito bem tratadas, isenção de taxas moderadoras, tratamento gratuito a levantar na farmácia do hospital, médicos excelentes, funcionários simpáticos e sempre prontos a ajudar. Tratamento rápido e eficiente.

Por isso penso, ou nós temos uma sorte do caraças e apanhamos os melhores médicos, os melhores funcionários e o melhor hospital, ou então o pessoal que critica fala só por falar e o nosso SNS é mesmo muito bom. Acredito muito mais na segunda hipótese!

funkydisco disse...

Ahaha. Parece que leste o meu último post Cat. Eu concordo com tudo isso mas sabes que também há sistemas de saúde bem melhores. Há certas coisas que me continuam a fazer comixão mas ainda assim uso e abuso do SNS porque até hoje nunca me falhou a mim, nem aos meus.

S* disse...

Demora, não podemos dizer que não demora... esperei QUATRO ANOS por uma consulta aos olhos. Mas ao menos é igual para todos.

Anónimo disse...

Pois... é difícil fazer juízos sem o conhecimento total e a tendência é para "meter tudo no mesmo saco".
Eu não sei quanto é que um americano desconta para a segurança social. Cá o trabalhador desconta cerca de 11% e a empresa 23% (números arredondados e carecendo de confirmação).
Provavelmente a comparação a ser feita, teria de ser pelos padrões europeus, ou então podemos cair na tentação de nos compararmos com os países do terceiro mundo, onde nem segurança há, quanto mais segurança social.
Quanto a mim e pelo que tenho ouvido a especialistas, o nosso sistema até nem é mau. Está mal gerido, tem muitos vícios, a começar pelos falsos doentes que vão a uma consulta como quem vai jogar dominó para a tasca e a terminar na terrível falta de pontualidade dos portugueses, deixando pelo meio a desorganização característica da administração pública, o chamado "tassecagandismo nacional".
Profissionais, bons e maus, há-os em todos os sectores e a classe médica não é totalmente inocente. Há "individualidades" que se impõem pela cor da bata que vestem (e não é só na classe médica). No entanto, pela minha experiência pessoal, tenho a certeza que há muito gente boa, cuja competência e persistência, fazem milagres no meio de tanta "bagunça" e de tantos cortes orçamentais.
Nós temos tendência para generalizar, mas há pessoas que ainda não perceberam que uma pessoa doente não é bem como um carro avariado. Um carro manda-se para a sucata e compra-se outra. Uma pessoa é insubstituível e o caminho até ao "sucateiro" mais próximo, pode ser muito penoso.
Ah... e os Estados Unidos têm a gasolina muito mais barata eheheh.

Anónimo disse...

Olha Cat, eu era daquelas que em portugal, reclamava sem parar.
Reclamava das listas de espera, reclamava do preço dos exames, dos medicamentos, de tudo.
Cheguei ao Lux e tudo é diferente!
Aqui não há saúde pública, são tudo clínicas privadas. Pagas todo e qualquer exame que faças!
Se te acntecer alguma coisa e tiveres de ir para as urgências, pagas!! E não é nada pouco!
É claro que o estado depois comparticipa alguma coisa, mas não tudo!
Só para dar um exemplo, estou á quase 9 meses sem ir ao dentista, porque os 90euros, que vou pagar de consulta, me custam muito a dar..
ah pois é viva o SNS português!
bjs

Xp disse...

Cat, o SNS é mt mal gerido...
Nestes tempos difíceis a resposta é não desmantelar o SNS como tem feito, mas sim reforçá-lo!...talvez assim sejamamos capazes de melhorar a eficiência da gestão dos serviços.

Cat disse...

Jedi Master Atomic, sim, eu sei que sim.

GATA, assanhaste-te? Rnhhhau! :D

teardrop, :)

esquilinho, que países são esses? Dinamarca, Holanda, Áustria...? A Holanda tem, supostamente, o melhor SNS da Europa e os holandeses mal acreditam nisso e queixam-se à mesma. Não é exemplo de português coitadinho, é exemplo de quem acha que só nos podemos comparar com os melhores se formos equiparáveis noutras coisas também... como riqueza, impostos, consciência cívica e social, gestão, organização. Não somos, de todo. Como é que era possível ter um sistema desses sem mudar mentalidades? Se, com o que temos, permite abusos tais? É, é um jardim zoológico que pr'aqui vai x) *

Menina do Vestido Verde, ou porque foram picados por uma melga mas nem se identifica nada no sítio onde apontam. Há pessoas que só apetece escorraçar, juro --'

Bê, eu sei que tem muitas imperfeições, sim. O que não deve fazer com que as pessoas desvalorizem e desdenhem as coisas que são boas, percebes? Isso é que é frustrante.

Me, e tu sabes do que falas.

Reese, é optimo ler isso! :)

Irina, não li mas já vou ler ;)

S*, sim, isso é péssimo, claro. Eu sei que tem muitos defeitos, um dos reais é a falta de recursos humanos.

Fresco_e_Fofo, não me refiro só aos EUA mas a países europeus. O Luxemburgo, como falaram abaixo, a Suiça (o exemplo do racionamento de x consultas/ano é de lá). Sim, há pessoas que são incansáveis e operam verdadeiros milagres nas condições miseráveis em que trabalham!

Euphoria*, ora aí está! As pessoas queixam-se porque não conhecem mais nenhuma realidade.

Xp, sendo que a má gestão não é uma característica da Saúde mas do país.

mãe pimpolha disse...

Onde é que eu assino por baixo? As pessoas queixam-se de barriga cheia.
Beijocas

Cat disse...

mãe pimpolha, é aí onde assinaste ;) pois, eu calculei que concordasses, os profissionais de saúde têm uma noção diferente das coisas.

Pedro disse...

as pessoas queixam-se por tudo e por nada, resposta no meu blog

Teresa (Miss Healthy) disse...

Cat,

Tanto os profissionais de saúde como as pessoas que passam muito tempo no SNS têm uma noção diferente. E eu sou uma delas. Uma das que defende o SNS com unhas e dentes. Podia ser melhor gerido sim. Podiam limar-se arestas. Mas é substancialmente um óptimo SNS que não deixa de fora quem não tem dinheiro para seguros por exemplo. E se as pessoas querem melhor (que obviamente existe) têm de ter noção que têm também se ser mais produtivos para que haja mais riqueza no país que permita o estado financiar um SNS mais eficiente. A questão é que as pessoas se queixam mas quando chega a altura de fazer alguma coisa para melhorarem ficam queitinhos no seu canto. Muita coisa tem de mudar. Mas o SNS não é uma delas porque, dentro da limitações, funciona muito bem.

Beijinhos

Cat disse...

pedro, I'm comming!

Teresa, transmitiste muito melhor tudo aquilo que eu queria dizer. Era isso mesmo. As pessoas acham que só devem ter direitos sem ter deveres. Beijinho

Pedro disse...

tens outra resposta

Dexter disse...

Eu ocnheço um país onde o SNS é uma merda. Aliás, nem sequer há SNS. Começa por E, tem um U no meio e acaba em A.

♥ Guida disse...

O problema é que estamos a seguir o caminho desses tais sítios manhosos. Mais cortes, seguros aldrabões e mimimi. Estamos a seguir o caminho do tal E + U + A.

Beijinho

Agnes disse...

Vou citar-te no meu blog, posso? Beijinhos, Cat, adoro passar por aqui =)

Cat disse...

Dexter, e não só.

♥ Guida, muito longe disso, querida!

A., claro, my pleasure :)

Rita disse...

Para o país que temos dentro do bom é o esperado. Como o Jedi disse é mal gerido, como muitas das coisas no resto do país.

Uma boa sugestão de filme e do qual me lembrei com este post é o documentário Sicko do Michael Moore.

Red disse...

eu e o meu rim gostamos do SNS. vamos gostar mais quando ele descobrir porque é que o meu rim bate mal, mas pronto, damos-lhe desconto.

Red disse...

(BTW, a semaninha que passei no hospital no ano passado foi praticamente umas férias. e quentinho que lá estava! pronto, tive ali uma virose no meio mas foi pacífico.)

Cláudia disse...

concordo em QUASE tudo.
~De facto temos um SNS muito eficaz que só nunca olhou para lá da fronteira critica como ineficiente ou caro! ... aquele cisco de contestação aquando do aumento das taxas moderadoras? Re-dículo! Temos um optimo SNS e praticamente gratuito!

O maior problema, sobretudo dos SAP e serviços de urgência são mesmo os profissionais. Ou melhor a falta de profissionalismo. é certo que há muitas situações de pêlos encravados, mas o paciente seguinte com falta de ar aguda ou 39.5ºC de febre não deve ser penalizado pelo mau-humor e impaciencia do profissional de saúde... e é-o tantas e tantas vezes!

Maria disse...

Para o país qu temos, também acho que temos um óptimo SNS. :)

Sílvia disse...

O SNS não é mau, infelizmente muitas vezes demora demasiado mas não é mau. E se não fosse o SNS o exame que o meu pai foi fazer hoje ia custar-nos 500€

Maggie Mags disse...

Não podia concordar mais Cat! Claro que o SNS tem os seus problemas, mas há muito boa gente que usa e abusa das urgências só por 'dá cá aquela palha', e continua a fazer luxo de se sentar na sala de espera a enumerar (para toda a gente ouvir, de preferência) os seus 300 milhões de defeitos com toda a 'chico-espertice' do universo

Juanna disse...

Bem, o meu pai morreu de cancro porque quando lho diagnosticaram, só arranjavam consultas e rádio/quimio para daí a 3 meses. Morreu, claro. No IPO.

Lady Me disse...

A gente nunca está bem o que tem! Então os portugueses, têm que ver que lá fora é sempre melhor! Os USA são um bom exemplo do que acabaste de dizer.

ordinarygirl disse...

2 am, queixa da senhora, esperando há horas no SU de um hospital central: queda há uma semana, hoje parei de aplicar gelo e o galo voltou a crescer. O SNS não é perfeito, como tal, pode ser aperfeiçoado. Mas é muito bom. Infelizmente, o mesmo SNS ao longo dos anos não sobe "educar" as pessoas quanto às situações em que devem recorrer ao SU. Pelo menos é isso que eu sinto, há muita falta de noção/sensibilidade nesse sentido.

Unknown disse...

«(...) Atracamos há tanto tempo no porto da boa vontade que o ferro das amarras já calcinou. Só mesmo cortando deixamos de ficar encalhados num lugar onde supostamente deveríamos apenas estacionar e repousar um pouco para recuperar energias. (...)»

in www.missuamplu.blogspot.com/2011/04/mundo-antonimo.html

M.A.
Torna-te fã Missu Amplu.
Junta-ta a esta comunidade em www.fb.com/missuamplu.