vou abrir-vos o coração e contar-vos o drama, a tragédia, o horror, a depressão, o suor, o bater com a cabeça nas paredes, os não sou capaaaaaaaz, quero a minha mãe! que se avizinham para não estranharem o declínio progressiva da minha já insana sanidade mental.
Poucos meses depois do fim do curso todos os finalistas de Medicina do país fazem o exame de acesso à especialidade - o meu será algures em Novembro de 2011 - cuja nota vai determinar a entrada no internato da especialidade. É "O" exame da vida. Porque vai determinar o início, o meio, o resto e o fim da carreira. Há especialidades que são carne um naco assim bem pequeniiino para cães. Portanto, independentemente da especialidade que se pensa querer, o objectivo é sempre ter a melhor nota possível. Porque é um pesadelo só se ter nota para se seguir uma especialidade da qual não se gosta. Ou uma que se gosta mas desterrado em Freixo de Espada à Cinta. Ou pior ainda, a combinação dos dois: uma de que não se goste e desterrado.
Para o exame de acesso à especialidade, estuda-se pela bíblia, o Harrison:
bem que procurei imagens fofinhas e queridas e com cor-de-rosa do Harrison. Mas não existem. E o motivo para isso acontecer é serem dois volumes com milhares de páginas - milhares não é uma hipérbole - que pesam pr'aí duas toneladas, com letras minúsculas e cujo conteúdo é suposto saber de trás para a frente, da frente para trás, de baixo para cima, de cima para baixo, aos ziguezagues, aos círculos, aos hexágonos e em todas mais as direcções que consigam traçar. [ E é neste momento que nos cantos dos meus olhos começam a assomar pequenas formações moleculares constituídas por uma proporção perfeita de um átomo de oxigénio para cada dois átomos de hidrogénio.]
Dizem que é sensato estudar durante um ano para o exame. Até há quem já tenha começado. E eu, nestas coisas e conhecendo a minha muuuuuui escassa capacidade de concentração, prefiro jogar pelo seguro. Fico com vontade de trepar pelas paredes se tenho de estudar durante um dia inteiro, portanto estudar um ano inteiro vai ser de ter vontade de espetar facas nos olhos de pessoas aleatórias com quem me cruze na rua.
Dizem que é sensato estudar durante um ano para o exame. Até há quem já tenha começado. E eu, nestas coisas e conhecendo a minha muuuuuui escassa capacidade de concentração, prefiro jogar pelo seguro. Fico com vontade de trepar pelas paredes se tenho de estudar durante um dia inteiro, portanto estudar um ano inteiro vai ser de ter vontade de espetar facas nos olhos de pessoas aleatórias com quem me cruze na rua.
Começo dia 27 de Novembro
ou pelo menos, é esse o plano.
Fujam.
37 comentários:
boa sorte!
Força aí para esse estudo :)
Começa com calma... conselho de quem está a poucos dias desse terrível exame!
Kiss*
tem de ser querida. todos sabemos o quanto custa estudar e mais sentido a pressão de ser 'o' exame. mas vais ver que corre bem =D força
p.s- espero que o mundo nao acabe em 2012 e que sejas uma good doctor =)
conheco uma que comecou no 5º ano, em setembro... ou seja 2 anos e 2 meses antes... outros vao comecar durante este mês... 2 anos antes!
aflijo me já ou espero para o ano que vem?
(infelizmente os milhares de páginas não são mesmo hiperbole! snif*)
Só de olhar para o tamanho das Bíblias as minhas sobrancelhas arquearam-se até ao limite...Não te vou desejar boa sorte mas sim muita paciência e força de vontade, vai correr tudo bem =D
Boa sorte :)
pensa que já faltou mesmo mais e que já estás mesmo nO fim :) boa sorte!
Já tinha conhecimento disso. Na equipa onde eu jogava havia um tipo que dizia que andava a estudar isso há um ano e estava simplesmente em pânico.
Na minha oral de agregação também foi algo do género. A pergunta que faziam era: O que é que sai? E a resposta era invariavelmente: TUDO! Exacto, podia sair tudo e mais alguma coisa, quer tivéssemos dado na faculdade ou não.
este é o terror dos estudantes de medicina. e com razão. eu, que deixo tudo para cima do joelho, não seria capaz.. portanto, querida Cat, começa com calma. se chegaste até aqui.. consegues acabar :) e com distinção, claro! força *
Aposto que te vais safar na boa!
Já sabes quais as especialidades que gostarias de tirar?
Sei o que é isso! Uma amiga minha também fez no ano passado o exame, e tenho a dizer que foram meses de tertura, de stress para alcançar uma bela nota!
Mas tb sei que por vezes os melhores médicos são os que na prática são 5* e não apenas num exame!
Boa sorte, e força nesse ano de estudo! :)
Ora aí está. As facas nos olhos apontam a vocação: cirurgia e oftalmologia.
Qualquer coisa dentro desta área (senão as duas) e tiras 25 no exame.
Bjs.
OMG, muito boa sorte para esse estudo. Quando descobrires como se estudam milheres de páginas, por favor, avisa, que eu gostava de aprender :)
*milhares!
Mas pensando pelo lado positivo, se já chegaste até aqui não é um exame que te vai parar :)
boa sortee (:
vais conseguir !
muita boa sorte dear Cat. vale bem a pena o ano de estudo, para que consigas uma GRANDE nota e sigas a especialidade que desejas seguir.
:)
joana, obrigado! *
Fiona, obrigado :)
Style, estás naquela fase em que não és nem médica nem estudante de medicina ;) é em que dia? MUITA SORTE * (sim, a minha ideia de começar cedo é começar mesmo muuuuito tranquilamente)
Hermuone, também espero que não acabe, é que 2012 está aí não tarde, era uma seca o mundo acabar já!
...Ju..., eu não sei que ainda não comecei mas eu diria que 2 anos antes é de gente louca (e de levar à loucura). Aproveita bem a Med.Interna no 5º ano mas ires aprofundando umas coisas já. Mas se eu fosse a ti ainda não começava (tanto não começava que não comecei!).
hernameishistory, as tuas e as minhas! Espero que sim, obrigado :)
Flor, obrigado!
Batata Frita, verdade, sabe bem pensar assim.
Dexter, sabes mais ou menos então o que é passar por isto.
Kikas, eu geralmente também faço tudo em cima do joelho. E continua a achar que, pra mim, também não dá :P
Rita, tenho uma listazinha de ideias, onde Psiquiatria continua a liderar ;)
Cláudia Mendes, isso é verdade mas na prática as coisas são como são e, na verdade, estou dependente da nota do exame.
Fresco_e_Fofo, ora acertaste em cheio no meu top2 de especialidades pelas quais passei e que tenho a certeza absoluta sintética analítica que não quero. 25 seria péssimo, dado que as notas são de 0 a 100 :|
Anna, duvido que descubra...snif.
marinamoura27, obrigado.
Pinkk Candy, obrigado :)
Psiquiatria interessa-te? E como é a média dela? Quais sao as especialidades melhorzitas e piores pra entrar? Tenho curiosidade nisso :)
Sara, interessa muito :) a julgar pelo escasso número de pessoas que conheço que se interessam também, diria que não é alto. Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar são aquelas garantidas, à partida. As especialidades de topo são as especialidades cirúrgicas (género cirurgia cardiotorácica..). Mas claro que depende sempre do número de vagas e notas do exame, desse ano. Há especialidades que abrem 3 ou 4 vagas (para um total de 1200 finalistas de Medicina!) *
medicina legal medicina legal medicina legal xD
(o resto é pra meninos :P)
Olá Cat!
Pelo menos já tenho nr da Ordem, logo já devo ser qq coisita!Hehe! O exame é a 18 de Nov... falta pouco para a minha carta de alforria!
Kiss*
Força querida! Vais conseguir a especialidade que queres. tenho a certeza! :)
Oi Catzinha,
sabes o que é realmente uma seca? É ter de esperar um ano para saber que nota vais ter...lol, se fosse comigo já sei como seria: começava por pensar "tenho de começar a estudar um ano antes..", depois pegava no livro pela primeira vez quando faltavam 9meses e dava uma vista de olhos ao que tinha de ler...chegava à conclusão que tinha de ler tudo e que ia começar na semana seguinte...depois quando faltavam 7meses lia umas 10 paginas e fartava-me.....etc, etc...conclusão: uma semana antes do exame ia parecer um maluco a tentar ler milhares de paginas mais rápido do que é humanamente possível...Depois la ia eu para Medicina Geral e Familiar e fingia que sempre foi isso que eu queria....
Mudando de assunto, não te reconheci no video! Pelo menos não à primeira...Mas fiquei desconfiado do "sitio qualquer aleatório"..^^ Bj
Red, tu és mesmo fiel à causa! :P
Style, estar inscrito na ordem já é mais que bom :) Boa sorte! :) *
Lady Me, obrigado :) *
JB, sabes, eu também sou assim, tudo em cima do joelho (o que costumo pensar é "até lá vou esquecer-me portanto mais vale estudar só depois"). Mas tenho vindo a tentar modificar-me (não com o sucesso esperado, é verdade) mas já com pequenas pequenissímas mudanças para melhor.
O sítio aleatório qualquer é só porque é mesmo um sítio aleatório, não fui eu que escolhi a frase, foi-me atribuida. Se não queria dizer "um dia vais deixar de beber em público" :P
Adorei quando o meu prof de Patologia sugeriu que estudássemos pelo Harrison, sabendo eu - porque a adek já me falou disso - que vocês passam um ano inteiro agarrados a ele. Portanto, longe de mim! Acho que se fores com calma consegues entrar na tua especialidade e zona favoritas. Depois quando fores uma senhora doutora grande quero consultas grátis, hein? ;P
Lol ou então podias dizer aquela frase: "e vais esquecer-te de como se joga ao um-limão-meio-milão"....erro sempre...Mas cá pra mim, vais ter tão boa nota que depois vais trabalhar pro House, Cat...Bj
PS-vai estudar...
Desejo-te toda a sorte do Mundo! =) De certeza que te vais sair bem! *
greeneyesgirl, sim, se puderes, mantém distância. Oh, tu não vais ter dificuldade em arranjar consultas grátis, mesmo sem mim ;)
JB, não que eu não costumo jogar a isso ;) Eu não poderia trabalhar pra ele porque (vamos passar à frente a parte de ele não existir) ia passar o tempo distraída a olhar pra ele. Huuuum! PS - hoje é dia 9, não é dia 27.
Rita, obrigado :)
Bolas! Boa sorte!
Que medo ö
Fogo, juro que foi mesmo o que pensei ao ver essa imagem e ler o que tinhas pra fazer...
MUITO boa sorte :)
Na minha singela opinião, a cereja no topo do bolo é sair mestra sem ter pedido nada a ninguém...Eu que sou uma rapariga tão simples, que me contentava com uma licenciatura!
E o facto de sair uma nova edição do Harris lá para Abril(?) não é tãoooo bom?
Está quase na hora de jantar mas vou ficar aqui mais um bocadinho só a olhar para a bela imagem, que é tão agradável à vista (que eu tenho em fotocópias, não tive direito a capa jeitosa..xuuu).
Com calminha e muiiiiiiiiiiita pachora a coisa vai! Bom trabalho:)
(Por aqui pensa-se na pedopsiquiatria...a ver vamos...)
Brutal, a tua forma de descreveres as situações. Adoro.
Boa sorte! :)
Aqui também se espetam facas nos olhos mas porque ainda há cirurgia a fazer para além do Harrison.
Boa sorte para o estudo... e claro, para o blog que acabo de conhecer.
http://harry-son2011.blogspot.com/
Enviar um comentário