9 de dezembro de 2009

Diversidade.


É o que eu gosto e o que se quer. Tenho amigos tão mas tão diferentes uns dos outros que seria impossível juntá-los num só grupo. Ia parecer o Encontro Nacional de Pessoas Que Não Têm Nada a Ver Umas com As Outras.


Tenho uma amiga de rastas que, todas as semanas, toca na rua e um amigo com quem é difícil combinar um café a que ele consiga comparecer vestido com outra coisa que não um fato.


Tenho amigos que nunca saem e tenho outros com quem saio quase todas as semanas e raramente até antes das seis da manhã.


Tenho um amigo que aos quinze anos já sabia mais de música clássica do que eu sei lá o quê! e tenho outro que acha que música clássica é coisa de panisgas.

Tenho uma amiga que diz que um dia ainda há-de entrar nua numa Igreja e tenho outra que já foi catequista.


Tenho uma amiga que está sempre tão bem disposta que chega a irritar e tenho outra que está sempre tão rabugenta que chega a irritar.

Tenho uma amiga que já leu todos os livros do Lobo Antunes e tenho outra para quem Margarida Rebelo Pinto já é uma coisa deveras erudita.

Gosto de me rodear por pessoas diferentes, gosto de trocar experiências, gosto de conhecer diversos pontos de vista de uma mesma coisa. Gosto muito.







38 comentários:

Rosie disse...

assim é que é bom.. fazemos sempre coisas diferentes quando estamos com uns e outros :)

Lady Me disse...

Eu também gosto muito disso! Enriquece-nos!!! :)

Lia disse...

e cada pessoa tem algo de especial, que é sempre tão bom descobrir!

B. disse...

adorei a diversidade contrastante existente neste post ;)

__leaving_to_live__ disse...

A vida chega a ser magnífica! :D

Renata disse...

É a diversidade de uma boa amizade!
Beijo Catzinha*
Tinha saudades deste sítio!

Sara. disse...

E tu?
Ficas no meio termo?

=P

Rita disse...

Que post engrançado =)

Jedi Master Atomic disse...

Eu acho que o que acha que gostar de musica classica é panisga e a tua amiga que acha que Margarida Rebelo Pinto já é uma coisa deveras erudita, se iriam dar bem....loool

"gosto de trocar experiências"
Really? :P


PS: Has-de me apresentar essa tua amiga que está sempre bem disposta :P

Dexter disse...

Por acaso os meus são algo homogéneos... Quase todos da mesma laia que eu...

Jhor!Ge_Mi~}gU%eL// disse...

Sabes Catarina, a propósito de diversidade, tem vindo a lume com maior enfoque nesta década papers científicos abordando o diversity management. Têm se encontrado organizações com p.ex. elevados níveis de eficiência, inovação, criatividade, aceitação da mudança, entreajuda de equipas,..., em que a diversidade de género, etária, cultural,..., (das pessoas) surge como preponderante e devidamente gerido por essas organizações. Tende a ser encontrado mais em grandes empresas multinacionais mas tu, em virtude da especificidade da tua formação, como já estás a adquirir experiência laboral em unidades de saúde antes de concluído o curso, és capaz de já estares a formar ideias quanto à diversidade encontrada no universo hospitalar. O que é dizes então quanto à tua experiência de diversidade em ambiente de trabalho? ( enriquecedora ou assustadora? muita gente boa ou muito animal? ;-)

E numa altura em que na capital Dinamarquesa, temporariamente rebaptizada de Hopenhagen, se trava importante desafio ambiental global sobre as alterações climáticas no planeta, este post vem a calhar. Porque diversidade faz-me lembrar biodiversidade, que é também um importante tema ecológico. E quando alguém não entende a biodiversidade, costumo dar o exemplo humano: se os biliões de indíviduos que povoam o globo dividissem-se só por dois ou três tipos de pessoas (i.e. falta de diversidade – biliões de humanos todos iguais) o mundo seria mais interessante ou mais enfadonho? (e este último termo já é um adjectivo simpático) A resposta é óbvia. Agora é só passar este pensamento para a restante fauna, para a flora e restantes elementos da biosfera para se perceber a importância da biodiversidade.

Cat, especificamente pouco mais acrescer sobre a iluminura das tuas palavras. Considero um post muito feliz, sobre diversidade nas amizades e ao qual me julgo sentir aí inserido!
[ só falta saber em que categoria eu seria colocado na lista da tua diversidade – nos anexos? :- ) bem, desde que seja na fauna humana e não na restante fauna animal não será mau! :-D ]

Ana das Pontas disse...

Também tenho amigos super diferentes. Tenho uma que esteve 1 ano no Japão, é toda maluca, cheia de tatoos e gosta de pregar partidas às velhinhas de Setúbal. Tenho outra que é toda beata, veste-se à velha e anda sempre com uma medalhinha da Virgem ao peito. Acho que iam adorar conhecer-se! xD

**

Laetitia disse...

Eu também. E adoro que assim seja. Adoro diversidade, vários pontos de vista, partilhas diferentes...;)

♥ Guida disse...

E assim é que se quer, tudo diferente!


Beijinho

ui sei laaa disse...

se as pessoas fossem todas iguais onde estava a alegria de viver?

Moretti disse...

Opa! De volta aos velhos hábitos! hoje eu acordei mais cedo, e por isso só agora tive tempo de cá retornar :)
Realmente, como toda gente já comentou, vivemos um momento ímpar, onde é dada mais valor as individualidades do que à padronização. Há poucas décadas, a sociedade era mais regular, mecanizada, não podia aquilo ou isso, mas agora já, cada um olha para onde o nariz aponta e isso faz com cada vez mais haja pessoas com sua peculiaridades e "estilos"
Viva a globalização!!!

Cat disse...

Rosie, ao menos não me queixo de tédio! ;)

Lady me, acredito que sim! :)

Lia, pois é! :)

Bê, obrigado, querida :)

_leaving_to_live, pois é, querida! :)

Renata, é sim senhora :)

Sara, depende dos temas. Nalguns, enquadro-me nos extremos! ;)

Rita, :)

Jedi, queres trocar experiências com a minha amiga bem disposta, é? :) Olha, bem visto, o cruzamente entre esses dois! xD

Dexter, e que laia! xD

Jorge Miguel, claro que estás incluído nos amigos. Mas não necessariamente nestas descrições contrastantes :) Estou a ver... A diversidade traz também multiplicidade de qualidades e capacidades :) Huum, o ambiente hospitalar em que estou inserida (apesar de muito diverso) não é um ambiente nada exemplar, a nível de cooperação, de humildade... :/ Por isso, quero acreditar que, um dia, vou estar num sítio melhor e poderei depois responder-te adequadamente :)

Zaahirah, ahah, ri-me tanto com a descrição dessas duas amigas! (Especialmente da segunda!) xD Tens de fazer com que se cruzem, assim como quem não quer a coisa ;)

Laetitia, :)

Guida, siim! :)

Ana Mateus, exactamente :)

Moretti, hoje que eu vim cá propositadamente às 8 da manhã! xD (Ahahah, estou a brincar! :)). Viva a globalização, a mistura, as diferenças! :)

Anónimo disse...

AHAH
Os meus amigos tambem sao desse genero :D

Nunca pensaste ser assessora de beleza?
Diz o q achas no meu blog :D

Malinha disse...

Também gosto da diversidade, gosto pois ;)

Galo disse...

E deves ter uma grande capacidade para lidar com pessoas. Só pode.
Olha, eu por vezes nem a mim consigo aturar eheheh

Beijinho

Olhos Dourados disse...

Também eu! Mas gosto!

Madame Pirulitos disse...

:):)
Eu também!

Pezinhos de Cinderela disse...

gosto imenso do teu blogue :)

Diversidade de amigos é sempre o melhor, aprendemos sempre imenso com eles, e eles connosco.

Cat disse...

Vânia Pereira, já deixei lá um comentário ;)

Malinha viajante, viva a diversidade! :D

Galo, hmmm...tem dias! :)

Olhos Dourados, mas eu também gosto! ;)

Madame Pirulitos, :)

Pezinhos de Cinderela, bem-vinda! :)

Pezinhos de Cinderela disse...

Acho que é o sonho de muitas mulheres, mas deixa la que nas minhas também não durava muito tempo xD

miúda gira disse...

Oi! Eu também tenho amigas e amigos tão diferentes uns dos outros e alguns tão diferentes de mim, que às vezes não sei como é que não damos todos em doidos uns com os outros! Lol
Passando ao outro assunto, não tive o prazer de conhecer o interno Emanuel, mas não é no Curry, já não estou lá, estou um pouco mais longe agora.É mais para os lados do Restelo! Beijocas

miúda gira disse...

è verdade amanhã vocês também vão ao BBC?bjocas

Anónimo disse...

todos nós somos diferentes :)

mary disse...

tu és o exemplo vivo de que o proverbio 'diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és' é falso, falso. Senão, tendo em conta que tens amigos tão diferentes, tinhas que ser tudo isso ao mesmo tempo :O
é muito bom conhecer assim pessoas tão diferentes... tambem gosto muito!

mary disse...

e eu quando crescer é que quero escrever como tu! sempre com posts com ideias tão tão giras, com temas interessantes. que a mim não me ocorreriam nunca... e já que gostas tanto de diversidade, talvez tenhas lugar aí para uma amiga que anda sempre deprimida que até irrita :P

miúda gira disse...

Catzinha: São Francisco Xavier
Acho que devias ir ao BBC, vai ser muito giro, e depois ficavas a conhecer pessoal fixe, Santana Rules, Lol!Beijinhos.

Pelos vistos ainda não vai ser desta que nos conhecemos pessoalmente :(

~ rita disse...

Assim é que se quer XD

[ADORO a música que tens agora!]

Moretti disse...

pois, justamente hoje sai de casa antes das 6, por isso acabei por nao ver teu post quando o mesmo estava a "nascer"

Jonny disse...

Os teus amigos seriam uma espécie de Feira Popular para mim, Cat. A minha principal diversão na vida é conhecer todos os tipos de pessoas a fundo. Saber o que ninguem sabe sobre cada pessoa. E acho complicado imaginar-te rodeada de gente tao diferente. A que quer entrar nua numa igreja deve ser algo interessante, lol...Nem eu, que já podia ter sido acusado de atentado ao pudor, faria isso...Quando ela decidir fazer isso, avisa. Já não vou à missa há muito tempo e preciso de uma boa razão para voltar a ir la confessar os meus pecados :) Bj

Cat disse...

Neuza, ainda bem! :)

mary, claro que tenho lugar, querida :) E esta coisa dos blogues, aproxima mais as pessoas do que alguma vez consegui imaginar! :)

miúda gira, ah, esse! A minha experiência em Lisboa, fora do HSM e do Curry é limitada. Tenho ido parar aos subúrbios: Garcia da Orta e Amadora-Sintra.. :/

~rita, I just can't get enough, I just can't get enough :)

Moretti, xiii, tão cedo! :/

Jonny, achas que fumar um cigarro sentado numas escadas que dão para a rua todo nú é muito mais púdico do que entrar nua numa igreja? Está bem, se eu souber que o acontecimento se vai dar, aviso-te! :P Tenho diversos motivos para ter vários "grupos" diferentes, de vários origens e locais. Acho que é por isso que conheço pessoas tão diferentes. No fundo, todos têm coisas a ver comigo. São é pessoas mais nos extremos do que ;)

Vi, :)

Kikas disse...

se fossem todos iguais e todos iguais a ti, que graça teria? assim é que se quer :)

Daniela disse...

Isso é muito bom, mesmo! :D

Maria disse...

E cada amigo e especial por isso mesmo :)