A família não é uma democracia, no sentido em que os votos não têm todos o mesmo peso,
disse o meu querido Professor Daniel Sampaio ontem na Prova Oral, na Antena 3.
E eu não poderia concordar mais (mas em relação a tudo o que vem dele, admito que possa ser parcial) por isso, Pais daqueles miúdos ranhosos que vão em altos berros nos transportes públicos, que se deitam no chão do supermercado a esbracejar, que choram até ficar roxos no meio da rua, que batem o pé e são mal educados e dão pontapés e ameaçam e tentam bater aos pais, só porque não lhes compram qualquer coisa que pediram (ou outro motivo semelhante, igualmente minor), atentem no que diz este senhor e aprendam a controlar esses pequenos diabinhos, em vez de os estragar com mimos e de cederem sempre com o ai, coitadinho do menino!

Katie Holmes e Suri Cruise
(vá, esta pirralha ate é um piriri amorosa!)
(vá, esta pirralha ate é um piriri amorosa!)
[A propósito, morri para aí três vezes quando o Alvim leu em directo o meu comentário de veneração ao Daniel Sampaio, que deixei no site do programa! Alguém ouviu? Mas a minha querida colega e amiga ADEK queria telefonar para lá a pedi-lo em casamento. Por isso, penso que até fui moderada.]
25 comentários:
Tem toda a razão, ora essa. Os miúdos obviamente não sabem decidir bem, logo votam menos. ahahah
Eu nao ouvi, mas gostava de ter ouvido. :P
É nessas alturas que, depois de insistirem no impossível, sabe-lhes sempre bem uma daquelas nalgadas bem dadas!
Espero nunca ter um filho birrento, pois nesse caso serei a tipíca mãe má. Estou mesmo à espera de ter um filho alegre, bem educado, simpático, sociável e livre! (E já agora bonito, bonito, mesmo lindo!)
=P
Não ouvi o alvim citando-te. Oh!
Pois claro! E na minha família, qual democracia? Quando constituir família vou é pôr em prática a ditadura. Ou fazem o que eu mando ou fazem o que eu mando! Se desobedecerem, são severamente punidos... :P
Ok, exagerei ^^
Beijinho
só é pior é quando estás no meu caso: o meu namorado já tem um filho, no fim de semana em que o miudo está conosco é a desgraça, porque nós queremos educá-lo mas ele está habituado a fazer tudo o que quer e o que quer! Agora já se vai habituando que qd aqui está é à nossa maneira, mas houve alturas de muito berro...
ooh, nao vi...
Claro que só é necessário chegar a extremos, porque deixam as crianças apanhar-lhes os pontos fracos e a partir de uma certa altura do processo, já nem com porrada lá vão. Mas sempre que vejo um puto a berrar por nada, dá-me vontade de pegar-lhe pelas patas e bater-lhe com a cabeça contra os pais.
por isso eu que eu sempre acho que uma palmadita de vez em quando nao faz mal a ninguem, alias, esses miudos ressabiados têm é falta delas. eu qd era miuda levava uma ou duas e fez-me bem :)
O programa da rtp2 ou da radio? :P
se foi no da tv está visto que perdi
a melhor parte do programa, já percebi só comecei a ver um bocadinho antes do meio axo eu...
Sim estes meninos mimados é deixa-los a fazer birra ate lhe passar!
*
Tive uma palestra com o D.Sampaio e gostei bastante. Muito bom comunicador, mesmo. Consegue prender a atenção do público=)
*
Vi logo que ias fazer post sobre isso. Ouvi, sim, fui eu que te avisei do programa ;)
Como professora, tenho a dizer que os miúdos precisam de muitas regras... Não sou muito velha, portanto não sei como era antigamente, mas parece-me que era bastante diferente em relação ao respeito e educação.
o problema desses votos é que continuam a valer sempre o mesmo. dos 3 aos 20, e eu que vá esperando sentada. (:
conheço uma rapariga de onze anos que disse ao pai "se tu tens uns óculos de sol, eu também posso ter". e o pai comprou-lhe uns, graduados e tudo! é normal?? não ouvi mas deves mesmo ter morrido três vezes xD
Também venero o senhor e concordo com o que escreves Cat. ainda esta semana falava sobre o assunto e afirmo que a culpa é de quem os educa...
Não estava em casa, foi uma tristeza...e estava a caminho de um shopping, por isso só o ouvi o bocadinho que deu (depois entrei com o carro no parque e foi-se o sinal de rádio). Mas deve dar para ouvir o resto na internet...
[Se tu fosses amiguinha de verdade, óbvio que ligavas para lá a pedi-lo em casamento em meu nome... Mas pões-te só a fazer comentários no blog. Perdi a oportunidade de uma vida! Cat, ó Cat... XD]
[Bora às teóricas de quarta feira as 8h da manhã este ano?:P Faltamos às nossas e vamos às do 4º ano:D]
Beijinho!*
100% pode acordo! Não há paciencia! Os pais são culpados de terem filhos assim.
Não há nada como um bom ferro em brasa para resolver questões de educação...loooool
De pequenino é que se torce o pepino (como eu adoro esta expressão)! Se n forem bem educados desde pequenos está o caldo entornado e vamos ter de aturar aqueles putos estúpidos armados em Morangos com Açúcar...
S*: claro, era só o que faltava!
Patricia: todos queremos um filho assim ^^
Guida: ééé, ditadora! :P
Lia: pois, quando a educação é partilhada deve ainda mais terrível!
Rosie Dunne: não OUviste :P
co2: pois é, a mim também me dão cabo dos nervos!
Hermione: sim, e ele até disse que o que muitos adolescentes se queixam, nas consultas dele, é de não lhes terem imposto regras em crianças, de os terem estragado com mimos e de lhes terem dado tudo o que queriam.
Menina do Mar: na antena 3. Prova oral acho que é só na Antena 3 e não na tv. Ou estarei enganada?
Swadharma: ah pois, eu já tinha avisado que ele era assim! :)
Babs: pois foste, obrigado! :) Precisam, além de regras, que os adultos que conhecem façam por que eles as cumpram!
inês bandeira: não acredito que a tua opinião tenha o mesmo peso de quando tinhas 3 anos :P
Kikas: e o pai deu! :O Morri três vezes mas sobrevivi para contar xD
Bê: mas não há forma de os pais compreenderem isso!
ADEK: não posso pedir uma pessoa em nome de outra, ó tonta! Não perdeste a oportunidade, amiguinha. Serviço de Psiquiatria, 4º piso, primeira porta à direita...uma porta a dizer "Daniel Sampaio" ao fundo do corredor xD
Olhos Dourados: Transformam-nos naquilo e depois queixam-se!
Jedi: ah pois!
Dexter: ainda gostava de saber as origens remotas dessa expressão!
Cat:
O DS tem razão no que diz sobre a família: não é de facto uma democracia nem devemos tentar que seja (o que não significa não ligar ao que os miúdos dizem e não ter em conta, se isso fizer sentido, o seu ponto de vista).
Tenho pena que em relação à educação a conversa do DS seja muito mais dúbia: ora dá uma no cravo ora bate na ferradura, ora fala na autoridade dos professores ora se perde em tretas vagas sobre o diálogo e a negociação.
A verdade é que uma aula não é nem pode ser uma democracia - e isso o DS não diz explicitamente. Tendo em conta a influência que tem, acho que aquilo que diz sobre educação é nefasto para a qualidade do sistema de ensino português.
cumprimentos
Ainda hoje falei dessas crianças! Grr que nervo que me metem! Maltratam as pessoas mais velhas, e os pais ainda riem "ah, o meu filho já diz putª" e eu digo "ai que giro, quem merecia levar uma palmada eram os pais". Falta de respeito pá!
Olha não ouvi!...
Beijinhos*
P.S: Recusei o teu comentário sem querer :(
Há alturas que apetece mesmo esganar os putos... mas bater à séria era mesmo nos pais que criaram esses demônios!
Embora confesse que na minha "piqueninagem" fosse um terror. Mas não é cá coisa de menino mimado, era só porque sim, porque era porreiro, rebelde e vá estúpido.
Pois é so na radio sim, mas como a ultima informação com que fiquei na cabeça foi o Alvim, pensei no 5 para a meia noite e nunca mais me lembrei que era na prova oral... lool
Há uns tempos num hipermercado um miúdo (a fazer birra, claro) desatou a deitar as bolachas de uma prateleira mais baixinha todas ao chão. Colocou a mão numa ponta e zás, tudo no chão!
A mãe aproximou-se, deu-lhe um safanãozecozinho na mão e disse: ai o menino! Só, mais nada!
Foi esta a repreensão dela! Assim em jeito de não aquece, nem arrefece!
Se eles são assim, são os Pais que (também) os fazem assim!
A minha mãe nem me deixava fazer grandes birras, era logo uma estalada e já almoçaste! Mas sei que também tive uma fase do piorio, e acabava sempre as birras ainda pior, porque depois chorava com razão porque tinha apanhado.
O que se vê mais é pais sem autoridade ou sem saber como lidar com os filhos. Eu não sei que mãe serei, mas há coisas que sei que (em princípio) não quero fazer!!
Carlos Pires: acho que ele tenta só defender um meio-termo entre a intransigência para com as crianças e adolescentes e o sermos controlados por eles... :)
Lady me: os pais ainda incentivam e riem das "gracinhas" que não têm graça nenhuma! :o
Red Tape: sim, ser traquina é uma coisa, ser rabugento, birrento, mimado, chantagista e mal-educado, é outra!
Menina do Mar: aaah!
*B*: é do que se vê mais por aí. E às vezes nem sequer lhes dizem nada! :O
fee: eu também não devia falar sem ter a experiência. Acredito que seja muito dificil ser bom pai e que deve ser mais fácil fazer todas as vontades..
Enviar um comentário