11 de agosto de 2009

Ler


Adoro ler. Há poucas coisas que goste tanto de fazer como ler. Quando era pequena, devorava livros. Agora, tenho tanta pena!, a interferência de livros técnicos, da faculdade, não me permite o mesmo ritmo voraz. Não tenho UM livro preferido. Seria injusto. Mas assim, de repente, sem pensar muito... O Livro do Desassossego, O Arranca Corações de Boris Vian, A Metamorfose de Kafka, O carteiro de Pablo Neruda, O Mundo de Sofia, O [eterno] Principezinho, Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol (SIM!), Ensaio sobre a Cegueira... são bons candidatos.


The Reader



Se há coisa que não faz os meus olhos ficarem brilhantes é saber acerca de uma pessoa que "não gosto de ler". Cada um gosta do que gosta (oh frase brilhante e inspirada!). Mas uma pessoa que goste de ler, transmite-me logo uma imagem diferente. Não tenho a culpa, é inconsciente.

Quase sempre leio mais do que um livro ao mesmo tempo Neste momento, estou a ler Ontem Não te Vi em Babilónia do Lobo Antunes (haja coragem!) e A Viagem do Elefante do Saramago.
Livros de auto-ajuda, biografias, policiais, ficção científica e fantasia (Harry Potter, Senhor dos Anéis e por aí...) dispenso bem, obrigado. Tirando isso, a minha lista de "Livros por Ler" nunca pára de crescer.

Sugestões?

33 comentários:

Malinha disse...

Diz que a minha também não!!;PP
Sugestões aqui darling: http://em360graus.blogspot.com/2009/07/na-mesinha-de-cabeceira.html
bjs*

ron disse...

Adoro Saramago por isso aconselho-te os meus 2 preferidos dele:
- Memorial do Convento
- Evangelho Segundo Jesus Cristo

Mas não digas não a uma ciência que desconheces! xD

Harry Potter e Senhor dos Anéis, embora bastante diferentes um do outro, são leituras fascinantes e que nos absorvem de uma maneira louca!

E experimenta também o Crime e Castigo do Fiódor Dostoiévski.

Bjs

Cat disse...

_Malinha: boas sugestões :) já estava a ponderar o "orar, amar.."

ron: esses dois ainda não li :) ah, aí está, não é uma ciência que desconheço. Li os quatro primeiros Harry Potter, quando saíram e ainda tentei o primeiro Senhor dos Anéis :P obrigado pelas sugestões :D

ron disse...

e experimentas-te ler o Hobbit?
é uma óptima introdução para o Senhor dos Anéis.

bjs

Cat disse...

ron: Hobbit desconheço :P *

s disse...

E escreveres um? :D eheh
também adoro... e faz-me igual impressão ouvir alguém dizer que não gosta DE TODO. :S

* (S. do ente-mim)

ADEK disse...

Oh! Escolheste uma imagem de um filme tão bonito! E tão esquizofrénico!:P Pareceram-me 3 filmes absolutamente diferentes dentro do mesmo (anyway, não vou falar de cinema, prometo:P)

Leitura...Lembras-te daquele do Murakami que eu andava a ler enquanto esperavamos pelo prof em cirurgia? Pois é, já o acabei XD (em tempo de exames não foi fácil, mas consegui ir lendo qualquer coisinha...). Mas é giro:D E vi no outro dia na Bertrand um novo do Danielzinho, que obviamente vou comprar e ler e babar-me toda:P

Rosie disse...

a minha lista "por ler" tambem nao para de crescer. adoro mesmo!

B. disse...

A sombra do vento de Carlos Ruiz Zafón, qualquer livro do Gabriel Garcia Marquez...e assim de repente e às 08:20da manhã e entre bocejos não me ocorre mais nenhum!

Lia disse...

para mim é Nicholas Sparks, Paulo Coelho, Sveva Casati Mondigani e Gabriel Garcia Marquez

Rita disse...

Sombra do vento e Jogo do Anjo, de Carlos Luis Zafón. O vendedor de passados do Agualusa...

Jedi Master Atomic disse...

Eu não gosto de ler.......histórias :P

Só leio sobre factos cientificos e afins, especialmente sobre o espaço.

D* disse...

Eu tambem adoro ler, leio tudo, há alguns que apenas por curiosidade, outros porque me recomendam, outros porque penso que tem uma boa historia, e quando não tenho nada para ler sinto-me vazia.

Beijinhos

Galo disse...

Ando a perder muito tempo na internet, mas mesmo deitando-me tarde leio sempre uma ou duas páginas. Por vezes de livros que já li há muito tempo e que gosto de revisitar.
Livros são as melhores prendas de aniversário ou de Natal, que recebo.
Lobo Antunes merece toda a coragem que é preciso para o ler...

Anónimo disse...

Querida Cat, já que gostas tanto do Daniel Sampaio, aconselho-te em especial o "Arte da Fuga" e o "Tudo o que temos cá dentro" (se é que ainda não leste).

;) *

anareis disse...

Querida(o) nova(o) amiga(o),estou precisanda muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs: Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou por correspondencia(carta),ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção.

Sara SC disse...

ler p mim é um vício =P
qt a recomendações, aconselho-te um livro q terminei há pc tempo "O estrangeiro", do Albert Camus.

Ana das Pontas disse...

Olha, agora assim para o Verão sugiro um que adorei: "Uma vila em Itália" de Elizabeth Edmondson. É leve, cheio de mistérios e super interessante! ;)

Petra disse...

Olá eu também sou viciada na leitura!
Apesar de não gostar assim muito da obra da escritora que te vou aconselhar há um livro dela que achei muito bom
A viagem de daniele stell..
Tambem gosto de nora robertes. claro e adoro daniel sampaio...

Dexter disse...

Eu adoro ler, é o meu maior vício, quiçá. E leio de tudo, desde clássicos da literatura até à mais reles edição de um livro obscuro de ficção científica, adoro tudo!

Recomendo vivamente "Crime e Castigo", do eterno Dostoievski, e "A Lâmpada de Aladino", de Luís Sepúlveda. Deste último autor nunca tinha lido nada e fiquei deveras surpreendido. É das escritas mais cativantes que já tive oportunidade de ler, sempre com grande qualidade, faz a história desbobinar-se na tua cabeça automaticamente.

Fica a sugestão :)

Cat disse...

Obrigado por todas as sugestões. Tenho muito que ler :)

Anónimo disse...

Eu também adoro ler. Agora ando a ler Comer, Orar e Amar de Elizabeth Gilbert. A seguir tenho Mil Sóis Resplandescentes de Khaled Hosseini para ler. Foi recomendação de uma amiga. Estou desejosa de ler.

Boas leituras!

C. disse...

eu tb adoro adoro ler :) tnh pena de nao ter mais tempo, por isso aproveito as ferias. vou comprando o que aparece, mas adorei a Aparição do Virgilio Ferreira e tb gosto de Saramago, o Homem Duplicado é mt giro :) agora comprei na feira do livro 3 livros por por 5€ cada (lol) e depois tnh para ler o Sinto Muito do NunoLoboAntunes.

beijinho

Joana disse...

eu tb adoro ler :) embora tenha andando um pouco preguiçosa, já retomei as leituras e agora ando a ler os fidalgos da casa mourisca e parece um bm livro :)
se bem que saramago é sempre saramago.. se gostas de saramago experimenta 'o ano da morte de ricardo reis'; eu gostei bastante.. nunca li a viagem do elefante, apesar de tb constar na minha lista :)
boas leituras!*

Joana disse...

eu tb adoro ler :) embora tenha andando um pouco preguiçosa, já retomei as leituras e agora ando a ler os fidalgos da casa mourisca e parece um bm livro :)
se bem que saramago é sempre saramago.. se gostas de saramago experimenta 'o ano da morte de ricardo reis'; eu gostei bastante.. nunca li a viagem do elefante, apesar de tb constar na minha lista :)
boas leituras!*

'stracci disse...

- Admirável Mundo Novo
- O Perfume

Já leste?

Partilho essa tua opinião, no que diz respeito às pessoas que não gostam de ler. Parece que se tornam, desde logo, menos interessantes. :/

mary disse...

tambem adoro ler. e nao compreendo, e sinto um enorme desgosto por quem diz 'nao gostar de ler' ou ate aquelas pessoas mais desprovidas ainda de cultura que dizem 'ler? o que é isso?' .. é triste, é literalmente triste.
recomendações:
se houver amanhã, de sidney sheldon , e nada é eterno, também do mm autor. neste ultimo as personagens são médicas, quem sabe gostasses :P é um dos meus escritores favoritos, tenho pena que já tenha morrido. um beijinho querida cat*

Patrícia disse...

Agora tenho na cabeceira "O Doente Inglês" de Michael Ondaatje. Foi o que deu origem ao filme de 1997 "O Paciente Inglês". Estou a gostar, tem muito de emocional.

É bom ler. O meu próximo será "Pássaros Feridos".

Beijinho

Kikas disse...

sou como tu, mesmooooo! excepto que adoro o harry potter xD neste momento estou a ler 'os maias', porque tem que ser, e pena tenho eu de não puder ler mais. mas enfim!
aconselho vivamente josé rodrigues dos santos. ele tem 'a ilha das trevas', 'a filha do capitão', 'o codex 632' (penso), 'a fórmula de deus', 'o sétimo selo' e 'a vida num sopro'. só me faltam ler dois mas gosto realmente, porque por mais história e ciência que tenham, consegue misturar isso em diálogos e afins, não tornando as descrições maçadoras. se quiseres ler algum, só recomendo que leias por ordem estes três: 'o codex 632', 'a fórmula de deus' e 'o sétimo selo', porque é tipo triologia.
boas leituras, Catzinha :D

Eli disse...

Eu gosto de ler, embora não leia tanto como gostaria. E reparei que partilhamos algumas semelhanças no que toca às perferencias literárias.
A Metamorfose de Kafka, O carteiro de Pablo Neruda, O Principezinho, Ensaio Sobre a Cegueira são livros que me fascinaram imenso (entre muitos outros, claro). Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo e tudo o que se assemelhe também dispenso (e muito).

Carlos Ramos disse...

Parabens, conseguiste ler o unico livro que eu nunca consegui, o do desassossego. Como as sugestões anteriores foram muito no "mainstream" sem com isto estar a desvalorizar qualquer das escolhas e muito menos dos comentadores, atrever-me-ia a recomendar:
1 - "Vedutismo" - de Carlos M Sequeira Costa
2 - "Modas e Bordados de Alice Corinde" de Mário Henriques
3 - "Nobilissima Visão" de Mário Cesariny
4 - "Sermões" - Padre António Vieira
5 - "A Potência de Existir" - Michel Onfray
6 - "Se isto é Um Homem" - Primo Levi

Bj.

Abby Richter disse...

A Sombra do Vento?

Jonny disse...

Oi Cat,
desculpa o comentário atrasado, mas ja sabes que só te descobri há pouco tempo e ainda ando a ler posts mais antigos.

Eu antes lia montes de livros e depois por falta de tempo e ter começado a ler livros que não gostava (que não acabei), deixei de ler durante uns bons anos. Nos ultimos dias aconselharam-me um que disseram que tinha tudo a haver comigo. Comecei a le-lo há pouco e estou a gostar mesmo muito. Se ainda procuras conselhos (e se gostas tanto de ler, acho que sim) podes ver qualquer coisa sobre este na net: "A consciencia de Zeno" de Italo Svevo. Há tambem outro que será o proximo que vou ler: "A solidão dos números primos" de Paolo Giordano. Acho que são duas leituras diferentes, mas lá está, ainda não acabei de ler nenhum deles.

(um aparte) Um dos meus comentários preferidos sobre a leitura foi de uma americana. Quando questionada sobre o gosto pela leitura, respondeu: "Não gosto de ler...é muito cansativo. É preciso andar sempre com os olhos de um lado para o outro, de um lado para o outro.."

Bj